browser icon
Você está usando uma versão insegura do seu navegador web. Por favor atualize seu navegado!
Usando um navegador desatualizado torna seu computador inseguro. Para mais segurança, velocidade, uma experiência mais agradável, atualize o seu navegador hoje ou tente um novo navegador.

4 – Princípios do Escotismo

Posted by on 18 de março de 2013

 Iniciamos lembrando que BP ao criar uma organização para a prática do escotismo tinha por objetivo e propósito:

 a) o desenvolvimento do caráter, e o sentido de honra;

b) a saúde física e o cuidado com o corpo;

c) o desenvolvimento de habilidades manuais e do cérebro;

d) desenvolver o espírito de serviço aos demais e a comunidade.”

 A forma idealizada por BP para garantir que os princípios que deveriam ser seguidos e adotados pelos membros do novo movimento foi criar uma promessa, um compromisso em que os membros deveriam assumir para ingressar no movimento e uma lei que identificava o comportamento e o perfil que a pessoa deveria adotar para nele se manter.

 Nada melhor que as palavras do fundador para tratar da Promessa e Lei Escoteira que criou, evitando-se, assim, a interferência dos “doutos”.

Promessa Escoteira

 Em relação à Promessa Escoteira BP escreveu que “a Promessa que os jovens fazem ao ingressarem ao Movimento Escoteiro, é a força de união disciplinadora do mesmo.”

 A Promessa Escoteira original, escrita por BP, traduzida é:

 “Pela minha honra, eu prometo que farei o meu melhor,

para cumprir meu dever para com Deus e o Rei

ajudar aos outros em todas as ocasiões e obedecer a Lei Escoteira.

A Lei Escoteira

 A Lei escoteira é um código de conduta, assumido ao se realizar a Promessa Escoteira, onde se retêm as principais características do Movimento Escoteiro, a honra, a palavra, dignidade, lealdade, prestabilidade, amizade, cortesia, respeito e protecção da natureza, responsabilidade e disciplina, ânimo, bom-senso e respeito pela propriedade, integridade.

 Os dez artigos da Lei Escoteira na versão traduzida da original escrita por Baden-Powell, seguidos de breves observações feitas pelo próprio são altamente relevantes porque representam o seu pensamento.

1. A SCOUT’S HONOUR IS TO BE TRUSTED.

1. A Honra, para Escoteiros, é ser digno de confiança.

 “A Honra para um Escoteiro é ser digno de toda confiança. Como um Escoteiro, nenhuma tentação, por maior que seja, e embora seja secreta, irá persuadi-lo a praticar uma ação desonesta ou escusa, mesmo muito pequena. Você não voltará atrás a uma promessa, uma vez feita. A palavra de um Escoteiro equivale a um contrato. Para um Escoteiro, a verdade, e nada mais que a verdade.”

2. A SCOUT IS LOYAL

2. O Escoteiro é leal.

 “O Escoteiro é leal à Pátria, à Igreja, às autoridades do governo, aos seus pais, seus chefes, seus patrões e aos que trabalham como seus subordinados. Como um bom cidadão, você é de uma equipe, ‘jogando o jogo’ honestamente, para o bem do conjunto. Você merece a confiança do governo de sua pátria, do Movimento Escoteiro, dos seus amigos e companheiros de Patrulha, de seus patrões ou de seus empregados, que esperam que você seja correto, fazendo o melhor possível, em benefício deles, ainda quando eles não correspondem sempre bem ao que você espera deles. Além disso, você é leal também a si mesmo; você não quer diminuir seu respeito a si mesmo jogando mal de propósito; nem vai querer decepcionar ou ficar em falta com outro homem, nem, tampouco, com outra mulher.”

3. A SCOUT’S DUTY IS TO BE USEFUL AND TO HELP OTHERS.

3. O Dever para o Escoteiro é ser útil e ajudar o próximo.

 “O dever do Escoteiro é ser útil e ajudar a todos. Como Escoteiro, seu mais alto objetivo é servir. Você deve merecer a confiança de que, em qualquer ocasião, estará pronto a sacrificar tempo, trabalho, ou, se necessário, a própria vida pelos demais. O sacrifício é o sal do serviço.”

4. A SCOUT IS A FRIEND TO ALL, AND A BROTHER TO EVERY OTHER SCOUT, NO MATTER TO WHAT SOCIAL CLASS THE OTHER BELONGS.

4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros, não importando a que país, classe ou credo o outro possa pertencer.

 “É amigo ou irmão, não importando a que país, classe ou credo o outro possa pertencer. Como Escoteiro, você reconhece as demais pessoas como sendo, com você, filhos do mesmo Pai, e não faz caso de suas diferenças de opinião, casta, credo ou país, quaisquer que elas sejam. Você domina os próprios preconceitos e procura encontrar as boas qualidades que tenham; o defeito deles qualquer um pode criticar. Se você põe em prática esse amor pelas pessoas de outros países e ajuda a fazer surgir a paz e a boa vontade internacionais, isto será o Reino de Deus na terra. O mundo inteiro é uma fraternidade.”

5. A SCOUT IS COURTEOUS.

5. O Escoteiro é cortês.

 “Como os antigos cavaleiros, você, sendo um Escoteiro, é, sem dúvida, polido e atencioso com as mulheres, velhos e crianças. Mas, além disso, você é polido mesmo com aqueles que estão contra você. Aqueles que têm razão, não precisam perder a calma; aqueles que não têm razão, não podem se dar ao luxo de perdê-la.”

6. A SCOUT IS A FRIEND TO ANIMALS.

6. O Escoteiro é amigo dos animais.

 “Você reconhecerá como companheiras as outras criaturas de Deus, postas, como você, neste mundo, durante certo tempo, para gozar suas existências. Maltratar um animal é, portanto, um desserviço ao Criador. Um Escoteiro deve ter um grande coração.”

7. A SCOUT OBEYS ORDERS

7. O Escoteiro obedece às ordens.

 “O Escoteiro obedece, de boa vontade, sem vacilar, às ordens de seus pais, Monitores e Chefes. Como Escoteiro, você se disciplina e põe-se, profunda e voluntariamente, às ordens das autoridades constituídas, para o bem geral. A comunidade mais feliz é a comunidade mais disciplinada; a disciplina, porém, deve vir do íntimo, e nunca ser imposta de fora. Por isso, tem um grande valor o exemplo que você der aos demais nesse sentido.”

8. A SCOUT SMILES AND WHISTLES

8. O Escoteiro sorri e assobia sobre todas dificuldades.

 “O Escoteiro sorri e assobia sobre todas dificuldades. Como Escoteiro você será visto como o homem que não perde a cabeça e que agüenta qualquer crise com ânimo alegre, coragem e otimismo.”

9. A SCOUT IS THRIFTY,

9. O Escoteiro é econômico.

 “Como Escoteiro, você olhará para o futuro e não irá dissipar tempo e dinheiro com prazeres do momento, mas, ao contrário, fará uso das oportunidades do momento tendo em vista o futuro sucesso. Você fará isso com a ideia de não ser um ônus, mas uma ajuda para os demais.”

10. A SCOUT IS CLEAN IN THOUGHT, WORD AND DEED.

10. O Escoteiro é limpo no pensamento, na palavra e na ação.

 “O Escoteiro é limpo em pensamento, palavra e ação. Como Escoteiro, espera-se que você tenha não só uma mente limpa, como também uma vontade limpa; seja capaz de controlar quaisquer tendências intemperadas do sexo; dê um exemplo aos demais sendo puro, franco, honesto em tudo que pensa, diz ou faz.”

O Lema Escoteiro

  Lema escoteiro (Versão traduzida escrita por Baden-Powell, em inglês).

 O lema escoteiro é Be Prepared (esteja preparado), entretanto, foi traduzido para “Sempre Alerta”, que significa que você deve estar constantemente em um estado de atenção mental e corporal para cumprir o seu dever.

  • Esteja preparado mentalmente através de uma disciplina que lhe permita ser obediente a cada ordem, e também pensando de antemão nas situações e acidentes que podem ocorrer, de forma a saber e desejar atuar de maneira correta no momento correto.

  • Esteja preparado fisicamente, tornando-se forte, ativo e capaz de atuar de maneira correta no momento correto.

Tenhamos presente estes textos e não perderemos o rumo.

Mario H. P. Farinon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× três = 15

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>